Matriz Campinas 19 3242-0299

Filial Ribeirão Preto 16 3289-5695

A Automação predial vai mudar a sua vida, saiba como

Syscamp > Blog > Automação > A Automação predial vai mudar a sua vida, saiba como

Como a automação predial vai afetar a sua vida?  

Imagine morar ou trabalhar em um edifício inteligente onde todas as suas necessidades são supridas de forma automatizada, isto já é possível por meio da automação predial.

Essa é uma realidade cada vez mais comum nos grandes centros urbanos, onde os condomínios e edifícios modernos integram sistemas de automação predial para garantir mais conforto e funcionalidade aos seus ocupantes.

Tais sistemas são baseados em redes informatizadas, juntos, conseguem otimizar a eficiência operacional de todos os dispositivos do edifício.

Acompanhe as próximas informações e descubra como a automação predial vai afetar – positivamente! – a sua vida:

Elevadores mais eficientes

Essenciais em qualquer edifício, os elevadores garantem o tráfego rápido entre pavimentos, facilitando a rotina doméstica ou empresarial.

Entretanto, a movimentação de pessoas pode variar de acordo com fatores internos e externos, provocando uma sobrecarga de tráfego em determinados horários.

A automação de elevadores permite um fluxo de pessoas mais eficiente por meio de personalizações e controles de acesso.

Por exemplo, um visitante se identifica na recepção do edifício, informa o seu andar de destino e ao apresentar o seu cartão de acesso, o sistema solicita automaticamente o melhor elevador para sua demanda.

Climatização mais agradável

Em um país como o Brasil, onde existem diversos tipos de clima, os edifícios devem integrar um sistema de climatização capaz de se adequar às flutuações de temperatura de sua região.

Em prédios comerciais e empresariais há ainda a necessidade de criar “microclimas” internos para atender as particularidades de determinadas ocupações e garantir a funcionalidade dos ambientes. Por exemplo, alguns tipos de equipamentos, máquinas e recursos materiais exigem temperaturas e umidades específicas, demandando uma climatização especial.

Além de atender a essas necessidades, a climatização deve ter a capacidade de se autorregular conforme o vento, a incidência do sol e a umidade relativa do ar.

Um prédio com climatização automatizada consegue manter a temperatura agradável e funcional em todos os ambientes de circulação, produção ou trabalho. Isso é possível por meio de sistemas que gerenciam aparelhos de ar-condicionado garantindo total equilíbrio homeostático.

Iluminação mais econômica

Algumas tecnologias de iluminação em edifícios podem contribuir para a redução de custos com energia, tais como: sensores de movimento, fotocélulas, dimers e softwares de automação que conseguem programar horários específicos para o funcionamento das lâmpadas.

Em um prédio residencial, a automação da iluminação evita o desperdício de energia quando algum usuário esquece a luz acesa, por exemplo. Já em indústrias, a iluminação automatizada é fundamental para garantir que determinadas lâmpadas sejam acionadas somente quando houver a presença de pessoas.

Jardins mais belos

Saber a quantidade de água ideal para um jardim não é tarefa fácil. Há quem deixe o solo encharcado e acaba por desperdiçar água ou simplesmente não irriga o suficiente para garantir o crescimento das plantas.  Felizmente, esses problemas podem ser evitados ao integrar os irrigadores do prédio ao sistema de automação.

O volume de água pode ser programado pelo paisagista, assegurando maior eficiência na irrigação. Além de evitar desperdícios, o sistema automatizado garante o funcionamento harmônico dos irrigadores com controladores de última geração que dispensam acompanhamento.

Piscinas mais convidativas

As tecnologias de automação predial também podem ajudar na manutenção periódica de piscinas por meio de um painel de controle que envia comandos à bomba para processos de limpeza, filtragem e desinfecção.  A temperatura da água é outro aspecto que pode ser ajustado de forma automatizada conforme o clima e a estação do ano, que ora exige uma piscina fria, ora quente.

Toda essa conveniência pode ser aplicada aos prédios com áreas de lazer, que necessitam de manutenções rápidas e inteligentes em suas piscinas. Com acessórios conectados e interligados a um sistema central é possível manter a piscina sempre convidativa para os residentes e visitantes do edifício.

Mais segurança e controle

A integração de dispositivos hidráulicos, elétricos, mecânicos e eletrônicos em um único sistema de controle evita falhas e aumenta consideravelmente a segurança de um prédio. Por exemplo, se um sensor detecta a ocorrência de um incêndio, o sistema de controle vai disparar o alarme setorizado, evitando pânico e facilitando a circulação das pessoas, enquanto o sprinkler libera jatos de água para combater o fogo e ao mesmo tempo os elevadores são alterados para trabalhar em situação de emergência enquanto o controle de acesso permite a saída rápida de todos que estejam em suas dependências.  Tudo isso de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Outro exemplo são os circuitos integrados das câmeras de segurança, que permitem uma visão privilegiada da movimentação interna e externa do edifício e quando integrados à um sistema de automação predial, é possível monitorar áreas de forma automática e com identificação facial e de movimentação, assim presenças suspeitas podem acionar automaticamente a equipe de segurança e garantir ambientes realmente seguros. Ainda relativo à monitoramento é possível integrar aos sistemas de controle de acesso, monitorando ativamente os visitantes e evitando assim furtos e problemas gerados pela falta de atenção da equipe de monitoramento.

O uso de tecnologias de automação permite que a segurança seja mantida durante 100% do tempo, ao contrário da análise humana que garante atenção aos monitores somente em 30% do tempo, evitando assim a maior causa de sinistros não evitados em prédios e condomínios, a falha humana.

Mais produtividade

Seja em um prédio industrial ou residencial, a centralização dos comandos das instalações em um único sistema tem o poder de aumentar a produtividade das equipes de trabalho. Imagine, por exemplo, um edifício em que o sistema de controle esteja centralizado na portaria, podendo ser facilmente acessado a partir de um computador.

Isso exclui a necessidade de que o porteiro se ausente para verificar se as luzes do hall estão acesas, se a cisterna está cheia, se as bombas de recalque estão operando, se o motor da piscina foi desligado, entre outras tantos detalhes funcionais do prédio. Em vez de gastar tempo e energia indo de um lado a outro do edifício, basta visualizar no computador o “status” de cada dispositivo e enviar os comandos de liga/desliga com apenas alguns cliques.

Além dos benefícios citados acima, a automação predial oferece muitas outras inovações e praticidades que aumentam o conforto e a segurança.

 

Ficou interessado e quer conhecer alguns dos prédios mais inteligentes do mundo?

Infográfico sobre 5 prédios super inteligentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *