Imagine viver ou trabalhar em um edifício inteligente onde todas as suas necessidades são atendidas de forma integrada por meio da automação predial. Isso é cada vez mais comum nos grandes centros urbanos, onde condomínios e edifícios modernos adotam sistemas de automação para aprimorar o conforto e a funcionalidade de seus ocupantes.
“Esses sistemas, operando em redes interconectadas, otimizam de maneira eficiente a eficiência operacional de todos os dispositivos do edifício. Continue lendo para descobrir como a automação predial impactará positivamente a sua vida:”

Elevadores Mais Eficientes: Essenciais em qualquer edifício, os elevadores garantem um deslocamento rápido entre os pavimentos, simplificando a rotina diária. A automação dos elevadores permite um fluxo de pessoas mais eficiente por meio de personalizações e controles de acesso. Por exemplo, um visitante se identifica na recepção, informa o andar desejado e, ao apresentar o cartão de acesso, o sistema solicita automaticamente o melhor elevador para atender à sua demanda.

Climatização Mais Agradável: Em um país como o Brasil, com diversos tipos de clima, os edifícios precisam integrar sistemas de ar condicionado capazes de se adaptar às variações de temperatura da região. Para prédios comerciais e empresariais, é essencial criar “microclimas” internos para atender às particularidades de determinadas ocupações e garantir a funcionalidade dos ambientes. Além de atender a essas necessidades, a climatização automatizada consegue se autorregular conforme o vento, a incidência do sol e a umidade relativa do ar.

Iluminação Mais Econômica: Tecnologias de iluminação inteligente em edifícios contribuem para a redução de custos com energia, incluindo sensores de movimento, fotocélulas, dimmers e softwares de automação que programam horários específicos para o funcionamento das lâmpadas. Em um prédio residencial, a automação da iluminação evita o desperdício de energia quando algum usuário esquece a luz acesa, por exemplo. Em indústrias, a iluminação automatizada é fundamental para garantir que determinadas lâmpadas sejam acionadas apenas na presença de pessoas.

Jardins Mais Belos: Determinar a quantidade ideal de água para um jardim não é tarefa fácil. Integrar os irrigadores do prédio ao sistema de automação permite uma programação precisa, garantindo maior eficiência na irrigação e evitando desperdícios. Além de atender a essas necessidades, a climatização deve ter a capacidade de se autorregular conforme o vento, a incidência do sol e a umidade relativa do ar.

Piscinas Mais Convidativas: As tecnologias de automação predial também podem ajudar na manutenção periódica de piscinas por meio de um painel de controle que envia comandos à bomba para processos de limpeza, filtragem e desinfecção. A temperatura da água é outro aspecto que pode ser ajustado de forma automatizada conforme o clima e a estação do ano, que ora exige uma piscina fria, ora quente.

Segurança e Controle Aprimorados: A integração de dispositivos hidráulicos, elétricos, mecânicos e eletrônicos em um único sistema de controle evita falhas e aumenta consideravelmente a segurança de um prédio. Por exemplo, se um sensor detecta a ocorrência de um incêndio, o sistema de controle dispara o alarme setorizado, evitando pânico e facilitando a circulação das pessoas, enquanto o sprinkler libera jatos de água para combater o fogo. Tudo isso de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Mais Produtividade: Seja em um prédio industrial ou residencial, a centralização dos comandos das instalações em um único sistema tem o poder de aumentar a produtividade das equipes de trabalho. Imagine um edifício em que o sistema de controle esteja centralizado na portaria, podendo ser facilmente acessado a partir de um computador. Isso exclui a necessidade de que o porteiro se ausente para verificar se as luzes do hall estão acesas, se a cisterna está cheia, se as bombas de recalque estão operando, entre outros detalhes funcionais do prédio. Em vez de gastar tempo e energia indo de um lado a outro do edifício, basta visualizar no computador o “status” de cada dispositivo e enviar os comandos de liga/desliga com apenas alguns cliques.

Além dos benefícios mencionados, a automação predial oferece inúmeras inovações e praticidades que aumentam o conforto e a segurança. Transforme seu espaço de vida ou trabalho com o poder da automação!